domingo, 2 de novembro de 2014

A única certeza que temos nesta vida é que nascemos, vivemos e morremos. E é no morrer que a dor da perda é muitas vezes inevitável, ainda mais quando se trata de um ente querido.
A morte ainda assusta, causa desespero e melancolia em alguns casos. Devemos entender que a vida é um dom de Deus, e que só estamos neste mundo de passagem, a morte é, portanto inevitável.
Podemos aliviar a dor e enfrentarmos este momento difícil, valorizando a vida, ou seja, enxergando a morte como uma oportunidade de encontrarmos a eternidade com Deus.
Jesus nos deixou uma boa notícia garantindo a todos que é da vontade do Pai que nenhum daqueles que vieram até Ele se perca e que todos que n’Ele crer terá vida eterna e ressuscitará no último dia, veja:
“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,37-40).
Ora, se refletirmos o que o evangelista João nos diz entenderemos que a “vida não nos é tirada, mas transformada”. Temos a firme esperança de uma nova vida após a morte com a ressurreição do próprio Jesus.
O Pai ressuscitou seu próprio Filho e nos ensina a crer na ressureição, lemos isto em 1 Pedro 1,3-5:
“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos”.
Para entendermos a morte e ressurreição devemos estar atentos portanto ao exemplo do próprio Cristo, que venceu a morte e ressuscitou dos mortos. A nossa fé na ressurreição e na continuidade da vida é fundamental para vivermos o luto de quem já se foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário